Catatonia no autismo: como reconhecer os sinais
A catatonia é uma síndrome neuropsiquiátrica complexa caracterizada por perturbações do humor, […]
Preparar os diversos ambientes para receber pessoas com necessidades variadas, por um mundo onde todos possam existir de forma plena
Meu nome é Raquel Del Monde, sou médica formada na USP Ribeirão (1993), com residência em Pediatria pela Unicamp (1996) e Treinamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência também pela Unicamp (2013). Depois de ter o meu primeiro filho – e, a partir de um diagnóstico de autismo que veio quando ele tinha oito anos de idade, ser apresentada aos desafios e particularidades de um desenvolvimento atípico – voltei todo o meu interesse, estudos e atuação ao universo do neurodesenvolvimento.
Daí pra frente, foi um caminho sem volta.
É norte, direcionamento, ponto de partida, acesso e garantia de direitos.
Prevalência estimada na população geral
Saiba um pouco mais sobre as condições do neurodesenvolvimento
A ciência tem feito avanços muito significativos nas ultimas décadas no que se refere ao funcionamento do cerebro humano. Se antes o conhecimento era concentrado no padrão de desenvolvimento típico, hoje já temos muitas informações sobre as formas atípicas do neurodesenvolvimento. Porém, ainda é muito comum nos depararmos com pessoas e profissionais presos a noções ultrapassadas, o que tira oportunidades de acesso a suportes, autoconhecimento e inclusão.
Público Geral
Cada vez mais pessoas têm sido diagnosticadas tardiamente, necessitando de esclarecimentos, apoio e recursos para viverem uma vida com mais qualidade. Esse curso nasceu do desejo de condensar informação validada de forma clara, facilitando a compreensão sobre o autismo na vida adulta.
Educadores e Gestores
Compreenda os aspectos envolvidos na regulação emocional de autistas e conheça ferramentas práticas que podem ajudar professores, monitores e coordenadores a oferecer suportes verdadeiramente significativos aos seus alunos.
Terapeutas
Desenvolvido para terapeutas, este workshop foca em técnicas práticas de regulação emocional no TEA. Entenda a neurociência por trás desse processo e aprenda métodos eficazes para apoiar seus pacientes autistas na gestão de emoções e na melhoria da qualidade de vida.
A catatonia é uma síndrome neuropsiquiátrica complexa caracterizada por perturbações do humor, […]
No processo do diagnóstico tardio de adultos, não é incomum ouvir que […]
Enfim, a tão esperada e comentada CID 11 entrou em vigor no […]
Atividade física é indispensável para a saúde do corpo e da mente. […]
Essa semana me deparei com o termo “perfeccionismo moral” num post gringo […]
Traços de personalidade (incluindo as formas mais extremas que caracterizam os Transtornos […]
Preencha o formulário para assuntos gerais. Solicitações de consulta não serão respondidas (agenda fechada).
eventos@raqueldelmonde.com.br